sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sorteio de 1 bilhete para a próxima Corrida do Grupo

Bom dia
Caros visitantes e seguidores do blog, o GFA da Póvoa de São Miguel decidiu sortear um bilhete para a próxima Corrida em que o Grupo participe.
O sorteio será efectuado de entre os seguidores deste blog,neste momento ainda só 6, mas que espero venham a ser muitos mais.
Para ser seguidor deste blog basta ir à coluna da direita e no espaço seguidores, carregar no botão seguir e proceder ao seu registo.
É simples e fácil...
Vamos lá fazer deste blog uma grande familia...

Abraço

terça-feira, 21 de abril de 2009

Aniversário do Cabo "Gina"


Em meu nome e em nome do GFA da Póvoa de São Miguel, desejo- te um dia de aniversário em grande, que contes muitos e com saúde!

Grande Abraço

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crónica de Sousel





"Meia casa de um público disposto a divertir-se, foi a entrada registada numa das datas mais pitorescas, de festa e romaria “pura”, para os Alto Alentejanos e para as “gentes dos toiros”...a segunda feira de Páscoa em Sousel, ali nos velhos olivais entre a ermida e a Praça Pedro Louceiro, onde o farnel bem aviado e melhor regado servem de centro de mesa e partilha, num dia bem passado e rematado com a tradicional corrida de toiros a que o Exmº. Sr. Presidente de Câmara assistiu. Sendo saudado e brindado pelos toureiros e publico....
Bem apresentados os toiros espanhóis de Los Adaines, todos ferrados com o 6, deram jogo desigual, sendo na generalidade encastados mas a revelarem mansidão, deixaram-se lidar a exigir dos artistas capacidade para lhe entrar nos terrenos e deixar a ferragem com limpeza e acerto, tardos na saída e de derrotes duros de entrada e com pata nas pegas, pediam contas, sem bater ostensivamente ou com maldade, mas exigiam!! Mais uns quantos curros assim época fora e a ANGF teria menos Grupos, mas de certeza melhores ainda... nota mais alta para os quarto e quinto da ordem e mais baixa significativamente, para o “ordinário” primeiro.
Tito Semedo teve duas actuações distintas, resolveu a papeleta ante o primeiro, ordinário e sem um passe ( como sói dizer-se). O seu segundo foi mais colaborante, sem querenças, deixou-se lidar e Tito conseguiu a espaços, entusiasmar a afición, com uma lide ligada, onde destacamos os três curtos cravados com ligeira batida ao pitón contrário e o de palmo com que finalizou, já no Descarado, de cravagem correcta e ao estribo.
O espanhol Javier Cano teve por diante um primeiro encastado mas frouxo de remos oponente, permitiu lide cómoda de acerto, com boa brega e exemplar colocação da ferragem variada, numa área do morrilho do toiro do tamanho de uma moeda de 2 euros, terminou com dois violinos de alto nível. A sua segunda lide foi de elevada nota, com um toiro bravo e que apertava muito no momento da reunião e na recarga dos ferros, andou de frente, com temple e a cravar em quarteios de domínio, numa actuação toda ela harmoniosa e sóbria, com irrepreensível arranjo das montadas. Gostámos dos modos do natural de Jaén e com alternativa desde Setembro passado, recebida das mãos de Hermozo de Mendoza.
O sortilégio do toureio, pode servir para caracterizar a tarde de Joana Andrade em Sousel, uma primeira lide de desacerto e sem critério para dar volta ao difícil “Adaine”, com muita passagem em falso e bandarilheiros na arena em permanência. Uma lide de calma, confiada (a que não terá sido alheio o magnifico comprido de muito poder com que a iniciou e a galvanizou), com domínio dos acontecimentos e a cravar com correcção, a espaços até, com algum perfume clássico. Boa actuação de Joana Andrade, que se for confirmada em futuras, pode ser uma revelação em 2009....
No Capitulo das pegas a tarde foi séria, pediu contas o curro espanhol, como atrás referimos. Pediu tudo bem feito á sua frente em uma a duas tentativas e depois passava para a parte violenta e de sentido. Foi dos forcados a culpa de se terem feito várias tentativas, pois se há os que permitem erros e deixam opção de emenda, na mesma tentativa, estes não o consentiam. Houve toiros que se queriam mais toureados de largo e o pouco espaço físico disponível (pelo pequeno diâmetro da arena de Sousel), teria de ser aproveitado para o carregar da sorte e recuar para receber, ao invés do cite a encurtar terrenos, que levou a que os toiros fossem carregados muito dentro da sua jurisdição, não tendo os forcados tempo para se sacarem, recuar e dobrar, por forma a receber convenientemente as rápidas e “secas” mangadas dos “Aldaines”, é uma opinião.....
Luis Amador á terceira (não se agarrou com decisão nas duas primeiras) com decisiva intervenção de Francisco Troles, Joel Zambujeira na sua primeira, a sesgo a resolver, em dobra a Luis Camões que saiu com fractura do nariz ( depois de não ter mandado na reunião, ao não se sacar dos terrenos do oponente, nas duas que fez) e Bruno Cantinho á quarta tentativa a resolver (depois de uma extraordinária primeira tentativa, em que faltou maior rapidez de intervenção nas segundas ajudas, uma segunda, em que se adiantou ao toiro e uma terceira, em que aguentou impressionante “bolada” no peito), Saldaram a primeira actuação da época, dos Amadores de Cascais.

Os Amadores da Póvoa de S. Miguel, cumpriram a “missão” por intermédio de Arménio Reis á primeira (recebeu mal o toiro e agarrou-se com muita decisão num píton até o grupo fechar), Fábio Madeira á terceira (não se sacava dos terrenos do oponente e não conseguia receber por forma a fechar-se na cara do mesmo). E Márcio Carrilho á primeira numa pega em que fez tudo bem, pese embora o desacerto nas ajudas, que poderia ter inviabilizado a tentativa, ao toiro de maior suavidade do encierro.

Dirigiu o Sr. Agostinho Borges que teve duas decisões com importância para tomar, a de manter em praça o segundo da ordem quando este arrastava o posterior direito logo de saída (vindo a recuperar bastante á medida que “aqueceu” durante a lide, se tal não acontecesse a decisão teria sido errada, em todo caso... sempre difícil) a segunda, muito bem, mandou identificar um espectador que atirou para a cara do último toiro uma peça de vestuário assim que este rompeu na arena. Lamentável!!"


Como não me foi possivel acompanhar o nosso Grupo até Sousel, deixo-vos esta crónica da autoria de Nelson Lampreia retirada do site taurino "Toureio.com".
As fotos são da autoria de Miguel Vidal Pinheiro e foram retiradas do site taurino "Tauromania.pt"
Aos autores da crónica e das fotografias o GFA da Póvoa de São Miguel agradece.









sexta-feira, 3 de abril de 2009

FESTA DO FORCADO EM ÉVORA


Pelo 2º ano consecutivo o GFA da Póvoa de São Miguel vai participar na Festa do Forcado no Torneio de Cernelhas, este ano os elementos escolhidos foram o Cabo Reinaldo Fialho e Dário Silva, como suplente estará Sebastião Caeiro.
Vamos apoiar o nosso Grupo para que este ano consiga fazer uma prestação ainda melhor que o ano passado.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Treino Ganadaria Rio Frio


Após o primeiro treino da temporada em conjunto com o ABV de Alcochete na Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel, fomos gentilmente convidados para no dia 21 de Março de 2009 (Sábado) treinarmos na Ganadaria Rio Frio.
Assim sendo, a partida para o Montijo será às 7h15 da manhã na Póvoa de São Miguel e às 8h00 nas Bombas da Galp de Évora.

Mais uma vez se convidam os antigos forcados a acompanharem-nos e jovens que queiram no futuro vir a integrar o nosso Grupo a comparecerem no Treino.

Até Sábado...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Francisco Matias


"Segundo informação de António José Baptista, cabo-fundador do Grupo de Portalegre, foi confirmada na Unidade de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa, a morte clínica do forcado Francisco Matias, de 25 anos, membro daquele grupo e que anteontem, sábado, foi vítima de colhida fatal durante um treino que se realizava no tentadero da Esperança, localidade aficionada do concelho de Arronches.
O malogrado forcado ensaiava uma pega em "sorte de gaiola" (tentava pegar a vaca mal esta saísse dos curros), com que pretendia entusiasmar os aficionados no próximo dia 11 de Abril na Arena D'Évora, durante a II Festa do Forcado, quando sofreu o acidente. Foi violentamente projectado contra a parede do tentadero e chegou já ao Hospital de Portalegre em estado de "morte cerebral". Resistiu ainda 24 horas ligado à máquina no Hospital de São José, para onde foi transferido num helicóptero do INEM. Ao início da noite de ontem, a equipa médica que o assistia preparara já a Família de Francisco Matias para o pior. O fim estava próximo."



À familia enlutada e ao GFA de Portalegre endereçamos as mais sinceras condolências pelo falecimento do jovem Forcado Francisco Matias.

Que Deus te Guarde...