quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Corrida do São Miguel

Dia 3 de Outubro de 2009- Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel

Cavaleiros - João Moura e António Maria Brito Paes
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Toiros Varela Crujo
Variedades Taurinas
Cavaleiro Amador - Miguel Moura
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Novilhos João Moura

Você não vai querer perder este extraordinário espectáculo...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Corrida em Granja

A Praça de Touros da Granja, no concelho de Mourão, receberá no próximo dia 19 de Setembro (Sábado) uma corrida de touros à portuguesa.
Assim, podemos avançar que em praça irão estar os cavaleiros Sónia Matias, João Telles Jr e o praticante Tiago Carreiras, que irão lidar um imponente curro de touros da ganadaria alentejana de Murteira Grave.
As pegas estarão a cargo dos Amadores da Póvoa de São Miguel e Monsaraz. Este espectáculo tem inicio pelas 17 horas e conta com a organização da Junta de Freguesia da Granja.

O GFA da Póvoa de São Miguel teve uma excelente prestação perante os Murteira Grave, executando as suas pegas ao 1º intento por intermédio de Luis Gato Rodrigues, Bruno Aljustrel e Fábio Madeira.

Agradeço que quem tiver fotos do evento me envie para o mail do Grupo.

sábado, 29 de agosto de 2009

Corrida em Arronches

ARRONCHES, Sexta-feira 28 de Agosto às 22h
Grandiosa Corrida à Portuguesa
5 Toiros de JOSÉ LUÍS PEREDA
Cavaleiros: José Manuel Duarte, Sónia Matias e Alda Maria (praticante).Forcados Amadores de Arronches e Póvoa de São Miguel.

Pegaram pelo GFA da Póvoa de São Miguel, Dário Silva (1ª tentativa) e Pedro Pontes (2ª tentativa).

Brevemente a Crónica de Arronches.

"Arronches recebeu mais uma corrida de toiros; estavam anunciados os cavaleiros José Manuel Duarte e Sónia Matias e a cavaleira praticante Alda Maria, as reses pertenciam á ganadaria Espanhola de José Luís Pereda (De Rosal de la Frontera, Huelva) traziam o número seis na espádua e estavam bastante bem apresentados para a praça em questão, cumpriram na generalidade.
José Manuel Duarte abriu praça com uma boa lide ao toiro mais pesado da corrida, em que cravou três ferros compridos e cinco curtos de boa nota; na sua segunda andou de forma mais irregular numa lide que não rompeu.
O primeiro de Sónia Matias cedo se enquerençou no centro da arena; trabalho redobrado para a cavaleira que mesmo assim não se fez rogada e deixou ferros de qualidade, e como resultado uma boa lide em consonância com as características do toiro. No seu segundo Sónia vem disposta ao triunfo mas o encastado “Pereda” dificulta-lhe um pouco o labor imprimindo-lhe um forte toque na montada, mesmo assim a cavaleira não se intimidou e rubricou bons ferros terminando com um correcto violino.
Alda Maria é uma cavaleira praticante e menos rodada, apenas lhe coube a lide de um toiro e a cavaleira não quis perder a oportunidade de deixar boa impressão perante o público de Arronches, e assim foi; com uma lide desenvolta e com laivos de faena campera (no bom sentido) dobrando-se de forma continuada e ajustada na cara do seu oponente deixa ferros de forma bastante acertada e emotiva com o toiro sempre a apertar. De referir como curiosidade que a cavaleira desenvolveu toda a sua lide sempre na mesma montada.
Emotivas e rijas pegas pelos forcados da casa e pelos da Póvoa de São Miguel; com a decisão da rapaziada, a nobreza dos toiros e um bocadinho de sorte á mistura, a coisa resolveu-se:
Por Arronches, Fábio Mileu á primeira tentativa com uma grande pega, com os ajudas a tardarem mas o forcado a aguentar fortes derrotes, deu duas merecidas voltas o forcado. No seu segundo o grupo de Arronches convidou os da Póvoa para compartilhar a pega e a coisa não resultou, primeiro por falta de coordenação nas ajudas e depois por falta de calma e algum descontrolo, com o toiro sempre a “subir”, três tentativas de Paulo Florentino, dobrado por Luís Faustino que consumou agarrando o toiro também a terceira tentativa, depois de escutar três avisos do Sr. Director Pedro Reinhart. Pegou também Manuel Cardoso á segunda tentativa, pois na primeira o toiro passa-lhe ao lado.
Pelos da Póvoa duas rijas pegas, primeiro por Dário Silva á primeira tentativa, e depois por Pedro Pontes que na primeira tentativa cai na cara do toiro ao recuar, resolve na segunda com uma grande pega.
O público compareceu com mais de meia casa, e, perante a inusitada logística desta castiça praça (que não possui trincheira) bom trabalho da equipa de praça (embolador e ferragem) do Elvense Diamantino Barriga.
Notas positivas para esta corrida: a excelente apresentação dos toiros Espanhóis de D José Luís Pereda, assim como da prestação dos dois grupos de forcados em praça, que perante a apresentação dos hastados não se intimidaram e brindaram o público presente com emotivas pegas de caras." in toureio.com por Herlander Coutinho

Corrida em Beas de Granada

El Guejareño, Miguel Luis Romero y los Forcados Povoa de Sao Miguel triunfan en Beas de Granada.

www.nuestrojaen.es 23/08/2009 El Guejareño, Miguel Luis Romero y los Forcados Povoa de Sao Miguel triunfan en Beas de Granada.
Con casi lleno y plaza muy polvorienta se celebro esta tarde un festival con ganado de Santiago Domecq buenos en líneas generales.
Abre plaza el rejoneador EDUARDO VEGAS que corta 1 oreja.
A pie le toca el turno al veterano MARTIN PAREJA OBREGON que es muy aplaudido por el publico asistente, 1 Oreja.
José Antonio Cejudo “EL GUEJAREÑO” recibe a su oponente de rodillas continuando con largas cambiadas, cuando estaba realizando la faena con la muleta fue volteado por el toro cosa que no amilano a José Antonio que se levanto con rabia culminando una buena faena, 2 Orejas.
Le toca el turno al joven alumno de la escuela taurina de Granada LUIS ROMERO que demuestra buenos modales pero se ve muy nervioso, 2 Orejas.
Destacamos a los Forcados Pavoa de Sao Miguel que realizaron 2 Pegas en la primera RUBEN MESTRE a pesar de su corta edad demuestra una gran veterania deteniendo el astado a la prImera.La 2 pega a cargo de otro joven forcado JOSE SANTOS rebibe bien a su oponente pero en su afán de agradar al publico avanza demasiado hacia el toro y sus compañeros que se quedaron un poco alejados y no pueden rematar la pega, lo intenta po segunda vez y esta sale a la perfección siendo muy aplaudidos.

Fotos em http://www.nuestrojaen.com/noticias/080409noticia.php?id_noticia=1787

domingo, 16 de agosto de 2009

Corrida em Aldeia da Luz

Dia 5 de Setembro de 2009

Cavaleiros - Rui Salvador, Felipe Gonçalves e o praticante Marcelo Mendes
RGFA de Moura, GFA da Póvoa de São Miguel e GFA de Monsaraz
Ganadaria São Marcos e Santa Maria.

Pegou Rui Rodrigues à 3ª tentativa e Sebastião Caeiro à 1ª tentativa, arrebatando o Prémio para a melhor pega.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quem espera...desespera!

Compreendo que alguns visitantes do nosso blogue estejam a desesperar...
O facto de até agora apenas termos feito duas corridas, não é agradável nem para vós nem para nós, há temporadas assim...
Contudo muito em breve irei anunciar as corridas para as quais estamos contratados.
Tenham calma...O GFA da Póvoa de São Miguel continua o seu trajecto, que está a ser construido com bons alicerces para que no futuro a casa não venha abaixo como suspeito que irá a acontecer a alguns Grupos que optaram por caminhos mais sinuosos.

Pelo GFA da Póvoa de São Miguel...Venha Vinho!!!

P.S. - Só mais uma coisa, elevem o nivel dos comentários e fundamentem-nos quer sejam anónimos ou não...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

As crónicas da corrida em Moura

"Pelo GFA da Póvoa de São Miguel (1ª,3ª) foi à cara André Batista, citou de largo dando vantagens ao toiro, o toiro arrancou com prontidão, recebeu bem à barbela e aguentou o 1º derrote até o grupo resolver com eficácia nas ajudas, a rabejação podia ter sido mais vistosa e eficiente do que foi. Volta. Para o último toiro da noite foi o jovem mas experiente Arménio Reis, brindou à Empresa Gestoiro, citou de mais de meia praça e foi andando para o toiro com calma e maestria, recebeu mal adiantando as mãos o que fez com que acabasse por sair sem hipótese de ser ajudado, na segunda tentativa voltou a dar muitas vantagens ao toiro mas recebeu novamente mal tendo saído ao primeiro derrote, pegou à 3ª tentativa destacando-se a 1ª ajuda de Sebastião Caeiro e a prontidão das ajudas a fecharem. Deu volta. " in Tauromania por Rui Gato Rodrigues.

"Os Amadores da Povoa de S. Miguel tiveram também uma actuação positiva com André Batista (numa excelente pega de largo e tecnicamente correcta à primeira) e com Arménio Reis (à terceira muito bem e a corrigir os erros, a provocar a saída e a reunir, cometidos nas duas anteriores). "in Toureio.com por Nelson Lampreia.
"O Grupo Amadores da Póvoa de S. Miguel, que debutava em Moura, apresentou-se com André Batista para a cara do primeiro do seu lote, um touro com 595 kgs, que concretizou à 1ª.tentativa com uma pega de boa técnica, depois de brindar a Pedro Pinto, director do Ruedo Ibérico, Muito bem. O jovem e promissor forcado Arménio Reis, brindando ao empresário da praça, e tendo como opositor um "grave" com 530 kgs, encerrou a corrida tendo concretizado à 3ª tentativa aguentando dois enormes derrotes. Boa prestação do grupo da Póvoa de S. Miguel. " in Tourobravo por Carlos Lérias.