quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os Cartéis da Póvoa de São Miguel



Dias 3 e 4 de Outubro todos os caminhos vão dar à Póvoa de São Miguel...
Não falte!!!

VI Aniversário do Grupo

É com orgulho que o GFA da Póvoa de São Miguel comemora o seu VI aniversário e a sua 7ª temporada no activo.
Foram seis anos extraordinários, com muitas alegrias e algumas tristezas ou tardes menos conseguidas próprias de um Grupo que está a seguir o seu caminho rumo à maturidade e que algumas vezes paga com o corpo pela inexperiência da sua juventude.
Congratulo-me por ver o Grupo com rapaziada cheia de vontade e que está disposta a aprender de modo a honrarem a jaqueta sempre que entram dentro de praça para enfrentar o toiro.
Este ano vamos comemorar o nosso aniversário enfrentando no dia 3 de Outubro toiros da ganadaria Varela Crujo e João Moura na Praça da nossa terra , sendo assim convidam-se os antigos elementos que pertenceram ao Grupo a voltar a envergar a jaqueta neste dia tão especial, dando deste modo a vossa contribuição para tornar esta Corrida num marco na história do Grupo.
Um abraço a todos e até Sábado...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chegou a hora da despedida...

A pedido do Anibal, publico esta carta em jeito de despedida...só me resta desejar-te felicidades na tua vida futura e que continues sempre a acompanhar o teu Grupo com a amizade e a vontade com que sempre o fizeste.Grande abraço e até dia 3...

"Caros Amigos:

Tal como a vida, tudo o que vivemos tem um início e um fim. Assim sendo, faço anunciar a despedida da jaqueta que honrei pelo Grupo Forcados Amadores da Povoa de São Miguel no dia 3 de Outubro, na praça da terra.
Na memória ficam emoções e vivencias únicas baseadas na amizade, na entreajuda e na camaradagem vividos nos momentos de glória e de infortúnio.
Sendo todas as palavras poucas para reconhecer aqueles que me acompanharam enquanto forcado, estas são as palavras de gratidão e admiração por todos os que transformaram uma batalha de forças em momentos de excelência, dentro e fora da praça.
Cabe-me agradecer aos que mais me estimam, a minha família, que sempre me apoiou e esteve presente, quer fisicamente quer de coração; que sofreram na barreira e em casa, que rezaram e pediram, que aconselharam e consolaram, que tornaram tudo muito mais fácil de viver;
Não podia deixar de agradecer a todos os antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel, com quem aprendi e a quem ensinei que pegar touros é mais do que isso mesmo, passa por um misto de envolvências que têm como maior valor a amizade;
Quero agradecer, em particular, ao cabo do Grupo, Reinaldo Fialho, que a pulso o construiu e consolidou, tornando-o no que é hoje, e que sempre me acompanhou como cabo e como amigo;
Quero agradecer a todos os amigos que estiveram ao meu lado, em todas as circunstâncias, e me disseram as palavras certas no momento certo. A todos aqueles que sempre estiveram lá e aos que sempre torceram por mim;
Quero agradecer, igualmente, a todos os que fazem parte da festa dos touros, que juntamente com os forcados, fazem da festa em praça aquilo que ela é, enriquecendo o trabalho de um todo. Não esquecendo de agradecer a todos os que criticam, positiva e negativamente, que através de opiniões e comentários me deram força para fazer melhor;
Quero agradecer a Deus ou a uma Força Maior que nos rege por me trazer sempre na sua graça, rogo-lhe que me guarde mais uma vez no dia da minha despedida e que continue a guardar todos os meus companheiros em praça;
Por último, quero agradecer a todos os que não referi e, anonimamente, estiveram presentes nos momentos da minha vida enquanto forcado.
Assim, a partir de dia 3 de Outubro passo a apoiar o meu Grupo da barreira, fazendo parte dele de alma e ajudando a honrar a ramagem que vestem no que me for possível.
É para vós que vai o meu brinde!

O meu muito obrigado e bem-haja a todos!


Aníbal Aresta

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Corrida do São Miguel

Dia 3 de Outubro de 2009- Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel

Cavaleiros - João Moura e António Maria Brito Paes
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Toiros Varela Crujo
Variedades Taurinas
Cavaleiro Amador - Miguel Moura
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Novilhos João Moura

Você não vai querer perder este extraordinário espectáculo...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Corrida em Granja

A Praça de Touros da Granja, no concelho de Mourão, receberá no próximo dia 19 de Setembro (Sábado) uma corrida de touros à portuguesa.
Assim, podemos avançar que em praça irão estar os cavaleiros Sónia Matias, João Telles Jr e o praticante Tiago Carreiras, que irão lidar um imponente curro de touros da ganadaria alentejana de Murteira Grave.
As pegas estarão a cargo dos Amadores da Póvoa de São Miguel e Monsaraz. Este espectáculo tem inicio pelas 17 horas e conta com a organização da Junta de Freguesia da Granja.

O GFA da Póvoa de São Miguel teve uma excelente prestação perante os Murteira Grave, executando as suas pegas ao 1º intento por intermédio de Luis Gato Rodrigues, Bruno Aljustrel e Fábio Madeira.

Agradeço que quem tiver fotos do evento me envie para o mail do Grupo.

sábado, 29 de agosto de 2009

Corrida em Arronches

ARRONCHES, Sexta-feira 28 de Agosto às 22h
Grandiosa Corrida à Portuguesa
5 Toiros de JOSÉ LUÍS PEREDA
Cavaleiros: José Manuel Duarte, Sónia Matias e Alda Maria (praticante).Forcados Amadores de Arronches e Póvoa de São Miguel.

Pegaram pelo GFA da Póvoa de São Miguel, Dário Silva (1ª tentativa) e Pedro Pontes (2ª tentativa).

Brevemente a Crónica de Arronches.

"Arronches recebeu mais uma corrida de toiros; estavam anunciados os cavaleiros José Manuel Duarte e Sónia Matias e a cavaleira praticante Alda Maria, as reses pertenciam á ganadaria Espanhola de José Luís Pereda (De Rosal de la Frontera, Huelva) traziam o número seis na espádua e estavam bastante bem apresentados para a praça em questão, cumpriram na generalidade.
José Manuel Duarte abriu praça com uma boa lide ao toiro mais pesado da corrida, em que cravou três ferros compridos e cinco curtos de boa nota; na sua segunda andou de forma mais irregular numa lide que não rompeu.
O primeiro de Sónia Matias cedo se enquerençou no centro da arena; trabalho redobrado para a cavaleira que mesmo assim não se fez rogada e deixou ferros de qualidade, e como resultado uma boa lide em consonância com as características do toiro. No seu segundo Sónia vem disposta ao triunfo mas o encastado “Pereda” dificulta-lhe um pouco o labor imprimindo-lhe um forte toque na montada, mesmo assim a cavaleira não se intimidou e rubricou bons ferros terminando com um correcto violino.
Alda Maria é uma cavaleira praticante e menos rodada, apenas lhe coube a lide de um toiro e a cavaleira não quis perder a oportunidade de deixar boa impressão perante o público de Arronches, e assim foi; com uma lide desenvolta e com laivos de faena campera (no bom sentido) dobrando-se de forma continuada e ajustada na cara do seu oponente deixa ferros de forma bastante acertada e emotiva com o toiro sempre a apertar. De referir como curiosidade que a cavaleira desenvolveu toda a sua lide sempre na mesma montada.
Emotivas e rijas pegas pelos forcados da casa e pelos da Póvoa de São Miguel; com a decisão da rapaziada, a nobreza dos toiros e um bocadinho de sorte á mistura, a coisa resolveu-se:
Por Arronches, Fábio Mileu á primeira tentativa com uma grande pega, com os ajudas a tardarem mas o forcado a aguentar fortes derrotes, deu duas merecidas voltas o forcado. No seu segundo o grupo de Arronches convidou os da Póvoa para compartilhar a pega e a coisa não resultou, primeiro por falta de coordenação nas ajudas e depois por falta de calma e algum descontrolo, com o toiro sempre a “subir”, três tentativas de Paulo Florentino, dobrado por Luís Faustino que consumou agarrando o toiro também a terceira tentativa, depois de escutar três avisos do Sr. Director Pedro Reinhart. Pegou também Manuel Cardoso á segunda tentativa, pois na primeira o toiro passa-lhe ao lado.
Pelos da Póvoa duas rijas pegas, primeiro por Dário Silva á primeira tentativa, e depois por Pedro Pontes que na primeira tentativa cai na cara do toiro ao recuar, resolve na segunda com uma grande pega.
O público compareceu com mais de meia casa, e, perante a inusitada logística desta castiça praça (que não possui trincheira) bom trabalho da equipa de praça (embolador e ferragem) do Elvense Diamantino Barriga.
Notas positivas para esta corrida: a excelente apresentação dos toiros Espanhóis de D José Luís Pereda, assim como da prestação dos dois grupos de forcados em praça, que perante a apresentação dos hastados não se intimidaram e brindaram o público presente com emotivas pegas de caras." in toureio.com por Herlander Coutinho

Corrida em Beas de Granada

El Guejareño, Miguel Luis Romero y los Forcados Povoa de Sao Miguel triunfan en Beas de Granada.

www.nuestrojaen.es 23/08/2009 El Guejareño, Miguel Luis Romero y los Forcados Povoa de Sao Miguel triunfan en Beas de Granada.
Con casi lleno y plaza muy polvorienta se celebro esta tarde un festival con ganado de Santiago Domecq buenos en líneas generales.
Abre plaza el rejoneador EDUARDO VEGAS que corta 1 oreja.
A pie le toca el turno al veterano MARTIN PAREJA OBREGON que es muy aplaudido por el publico asistente, 1 Oreja.
José Antonio Cejudo “EL GUEJAREÑO” recibe a su oponente de rodillas continuando con largas cambiadas, cuando estaba realizando la faena con la muleta fue volteado por el toro cosa que no amilano a José Antonio que se levanto con rabia culminando una buena faena, 2 Orejas.
Le toca el turno al joven alumno de la escuela taurina de Granada LUIS ROMERO que demuestra buenos modales pero se ve muy nervioso, 2 Orejas.
Destacamos a los Forcados Pavoa de Sao Miguel que realizaron 2 Pegas en la primera RUBEN MESTRE a pesar de su corta edad demuestra una gran veterania deteniendo el astado a la prImera.La 2 pega a cargo de otro joven forcado JOSE SANTOS rebibe bien a su oponente pero en su afán de agradar al publico avanza demasiado hacia el toro y sus compañeros que se quedaron un poco alejados y no pueden rematar la pega, lo intenta po segunda vez y esta sale a la perfección siendo muy aplaudidos.

Fotos em http://www.nuestrojaen.com/noticias/080409noticia.php?id_noticia=1787