segunda-feira, 12 de outubro de 2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
VI Aniversário do Grupo
É com orgulho que o GFA da Póvoa de São Miguel comemora o seu VI aniversário e a sua 7ª temporada no activo.
Foram seis anos extraordinários, com muitas alegrias e algumas tristezas ou tardes menos conseguidas próprias de um Grupo que está a seguir o seu caminho rumo à maturidade e que algumas vezes paga com o corpo pela inexperiência da sua juventude.
Congratulo-me por ver o Grupo com rapaziada cheia de vontade e que está disposta a aprender de modo a honrarem a jaqueta sempre que entram dentro de praça para enfrentar o toiro.
Este ano vamos comemorar o nosso aniversário enfrentando no dia 3 de Outubro toiros da ganadaria Varela Crujo e João Moura na Praça da nossa terra , sendo assim convidam-se os antigos elementos que pertenceram ao Grupo a voltar a envergar a jaqueta neste dia tão especial, dando deste modo a vossa contribuição para tornar esta Corrida num marco na história do Grupo.
Um abraço a todos e até Sábado...
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Chegou a hora da despedida...
A pedido do Anibal, publico esta carta em jeito de despedida...só me resta desejar-te felicidades na tua vida futura e que continues sempre a acompanhar o teu Grupo com a amizade e a vontade com que sempre o fizeste.Grande abraço e até dia 3...
O meu muito obrigado e bem-haja a todos!
Aníbal Aresta
"Caros Amigos:
Tal como a vida, tudo o que vivemos tem um início e um fim. Assim sendo, faço anunciar a despedida da jaqueta que honrei pelo Grupo Forcados Amadores da Povoa de São Miguel no dia 3 de Outubro, na praça da terra.
Na memória ficam emoções e vivencias únicas baseadas na amizade, na entreajuda e na camaradagem vividos nos momentos de glória e de infortúnio.
Sendo todas as palavras poucas para reconhecer aqueles que me acompanharam enquanto forcado, estas são as palavras de gratidão e admiração por todos os que transformaram uma batalha de forças em momentos de excelência, dentro e fora da praça.
Cabe-me agradecer aos que mais me estimam, a minha família, que sempre me apoiou e esteve presente, quer fisicamente quer de coração; que sofreram na barreira e em casa, que rezaram e pediram, que aconselharam e consolaram, que tornaram tudo muito mais fácil de viver;
Não podia deixar de agradecer a todos os antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel, com quem aprendi e a quem ensinei que pegar touros é mais do que isso mesmo, passa por um misto de envolvências que têm como maior valor a amizade;
Quero agradecer, em particular, ao cabo do Grupo, Reinaldo Fialho, que a pulso o construiu e consolidou, tornando-o no que é hoje, e que sempre me acompanhou como cabo e como amigo;
Quero agradecer a todos os amigos que estiveram ao meu lado, em todas as circunstâncias, e me disseram as palavras certas no momento certo. A todos aqueles que sempre estiveram lá e aos que sempre torceram por mim;
Quero agradecer, igualmente, a todos os que fazem parte da festa dos touros, que juntamente com os forcados, fazem da festa em praça aquilo que ela é, enriquecendo o trabalho de um todo. Não esquecendo de agradecer a todos os que criticam, positiva e negativamente, que através de opiniões e comentários me deram força para fazer melhor;
Quero agradecer a Deus ou a uma Força Maior que nos rege por me trazer sempre na sua graça, rogo-lhe que me guarde mais uma vez no dia da minha despedida e que continue a guardar todos os meus companheiros em praça;
Por último, quero agradecer a todos os que não referi e, anonimamente, estiveram presentes nos momentos da minha vida enquanto forcado.
Assim, a partir de dia 3 de Outubro passo a apoiar o meu Grupo da barreira, fazendo parte dele de alma e ajudando a honrar a ramagem que vestem no que me for possível.
É para vós que vai o meu brinde!
Tal como a vida, tudo o que vivemos tem um início e um fim. Assim sendo, faço anunciar a despedida da jaqueta que honrei pelo Grupo Forcados Amadores da Povoa de São Miguel no dia 3 de Outubro, na praça da terra.
Na memória ficam emoções e vivencias únicas baseadas na amizade, na entreajuda e na camaradagem vividos nos momentos de glória e de infortúnio.
Sendo todas as palavras poucas para reconhecer aqueles que me acompanharam enquanto forcado, estas são as palavras de gratidão e admiração por todos os que transformaram uma batalha de forças em momentos de excelência, dentro e fora da praça.
Cabe-me agradecer aos que mais me estimam, a minha família, que sempre me apoiou e esteve presente, quer fisicamente quer de coração; que sofreram na barreira e em casa, que rezaram e pediram, que aconselharam e consolaram, que tornaram tudo muito mais fácil de viver;
Não podia deixar de agradecer a todos os antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel, com quem aprendi e a quem ensinei que pegar touros é mais do que isso mesmo, passa por um misto de envolvências que têm como maior valor a amizade;
Quero agradecer, em particular, ao cabo do Grupo, Reinaldo Fialho, que a pulso o construiu e consolidou, tornando-o no que é hoje, e que sempre me acompanhou como cabo e como amigo;
Quero agradecer a todos os amigos que estiveram ao meu lado, em todas as circunstâncias, e me disseram as palavras certas no momento certo. A todos aqueles que sempre estiveram lá e aos que sempre torceram por mim;
Quero agradecer, igualmente, a todos os que fazem parte da festa dos touros, que juntamente com os forcados, fazem da festa em praça aquilo que ela é, enriquecendo o trabalho de um todo. Não esquecendo de agradecer a todos os que criticam, positiva e negativamente, que através de opiniões e comentários me deram força para fazer melhor;
Quero agradecer a Deus ou a uma Força Maior que nos rege por me trazer sempre na sua graça, rogo-lhe que me guarde mais uma vez no dia da minha despedida e que continue a guardar todos os meus companheiros em praça;
Por último, quero agradecer a todos os que não referi e, anonimamente, estiveram presentes nos momentos da minha vida enquanto forcado.
Assim, a partir de dia 3 de Outubro passo a apoiar o meu Grupo da barreira, fazendo parte dele de alma e ajudando a honrar a ramagem que vestem no que me for possível.
É para vós que vai o meu brinde!
O meu muito obrigado e bem-haja a todos!
Aníbal Aresta
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Corrida do São Miguel
Dia 3 de Outubro de 2009- Praça de Toiros da Póvoa de São Miguel
Cavaleiros - João Moura e António Maria Brito Paes
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Toiros Varela Crujo
Variedades Taurinas
Cavaleiro Amador - Miguel Moura
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Novilhos João Moura
Você não vai querer perder este extraordinário espectáculo...
Cavaleiros - João Moura e António Maria Brito Paes
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Toiros Varela Crujo
Variedades Taurinas
Cavaleiro Amador - Miguel Moura
Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Novilhos João Moura
Você não vai querer perder este extraordinário espectáculo...
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Corrida em Granja
A Praça de Touros da Granja, no concelho de Mourão, receberá no próximo dia 19 de Setembro (Sábado) uma corrida de touros à portuguesa.
Assim, podemos avançar que em praça irão estar os cavaleiros Sónia Matias, João Telles Jr e o praticante Tiago Carreiras, que irão lidar um imponente curro de touros da ganadaria alentejana de Murteira Grave.
As pegas estarão a cargo dos Amadores da Póvoa de São Miguel e Monsaraz. Este espectáculo tem inicio pelas 17 horas e conta com a organização da Junta de Freguesia da Granja.
Agradeço que quem tiver fotos do evento me envie para o mail do Grupo.
Assim, podemos avançar que em praça irão estar os cavaleiros Sónia Matias, João Telles Jr e o praticante Tiago Carreiras, que irão lidar um imponente curro de touros da ganadaria alentejana de Murteira Grave.
As pegas estarão a cargo dos Amadores da Póvoa de São Miguel e Monsaraz. Este espectáculo tem inicio pelas 17 horas e conta com a organização da Junta de Freguesia da Granja.
O GFA da Póvoa de São Miguel teve uma excelente prestação perante os Murteira Grave, executando as suas pegas ao 1º intento por intermédio de Luis Gato Rodrigues, Bruno Aljustrel e Fábio Madeira.
Agradeço que quem tiver fotos do evento me envie para o mail do Grupo.
sábado, 29 de agosto de 2009
Corrida em Arronches
ARRONCHES, Sexta-feira 28 de Agosto às 22h
Grandiosa Corrida à Portuguesa
5 Toiros de JOSÉ LUÍS PEREDA
Cavaleiros: José Manuel Duarte, Sónia Matias e Alda Maria (praticante).Forcados Amadores de Arronches e Póvoa de São Miguel.
Pegaram pelo GFA da Póvoa de São Miguel, Dário Silva (1ª tentativa) e Pedro Pontes (2ª tentativa).
Brevemente a Crónica de Arronches.
Grandiosa Corrida à Portuguesa
5 Toiros de JOSÉ LUÍS PEREDA
Cavaleiros: José Manuel Duarte, Sónia Matias e Alda Maria (praticante).Forcados Amadores de Arronches e Póvoa de São Miguel.
Pegaram pelo GFA da Póvoa de São Miguel, Dário Silva (1ª tentativa) e Pedro Pontes (2ª tentativa).
Brevemente a Crónica de Arronches.
"Arronches recebeu mais uma corrida de toiros; estavam anunciados os cavaleiros José Manuel Duarte e Sónia Matias e a cavaleira praticante Alda Maria, as reses pertenciam á ganadaria Espanhola de José Luís Pereda (De Rosal de la Frontera, Huelva) traziam o número seis na espádua e estavam bastante bem apresentados para a praça em questão, cumpriram na generalidade.
José Manuel Duarte abriu praça com uma boa lide ao toiro mais pesado da corrida, em que cravou três ferros compridos e cinco curtos de boa nota; na sua segunda andou de forma mais irregular numa lide que não rompeu.
O primeiro de Sónia Matias cedo se enquerençou no centro da arena; trabalho redobrado para a cavaleira que mesmo assim não se fez rogada e deixou ferros de qualidade, e como resultado uma boa lide em consonância com as características do toiro. No seu segundo Sónia vem disposta ao triunfo mas o encastado “Pereda” dificulta-lhe um pouco o labor imprimindo-lhe um forte toque na montada, mesmo assim a cavaleira não se intimidou e rubricou bons ferros terminando com um correcto violino.
Alda Maria é uma cavaleira praticante e menos rodada, apenas lhe coube a lide de um toiro e a cavaleira não quis perder a oportunidade de deixar boa impressão perante o público de Arronches, e assim foi; com uma lide desenvolta e com laivos de faena campera (no bom sentido) dobrando-se de forma continuada e ajustada na cara do seu oponente deixa ferros de forma bastante acertada e emotiva com o toiro sempre a apertar. De referir como curiosidade que a cavaleira desenvolveu toda a sua lide sempre na mesma montada.
Emotivas e rijas pegas pelos forcados da casa e pelos da Póvoa de São Miguel; com a decisão da rapaziada, a nobreza dos toiros e um bocadinho de sorte á mistura, a coisa resolveu-se:
Por Arronches, Fábio Mileu á primeira tentativa com uma grande pega, com os ajudas a tardarem mas o forcado a aguentar fortes derrotes, deu duas merecidas voltas o forcado. No seu segundo o grupo de Arronches convidou os da Póvoa para compartilhar a pega e a coisa não resultou, primeiro por falta de coordenação nas ajudas e depois por falta de calma e algum descontrolo, com o toiro sempre a “subir”, três tentativas de Paulo Florentino, dobrado por Luís Faustino que consumou agarrando o toiro também a terceira tentativa, depois de escutar três avisos do Sr. Director Pedro Reinhart. Pegou também Manuel Cardoso á segunda tentativa, pois na primeira o toiro passa-lhe ao lado.
Pelos da Póvoa duas rijas pegas, primeiro por Dário Silva á primeira tentativa, e depois por Pedro Pontes que na primeira tentativa cai na cara do toiro ao recuar, resolve na segunda com uma grande pega.
O público compareceu com mais de meia casa, e, perante a inusitada logística desta castiça praça (que não possui trincheira) bom trabalho da equipa de praça (embolador e ferragem) do Elvense Diamantino Barriga.
Notas positivas para esta corrida: a excelente apresentação dos toiros Espanhóis de D José Luís Pereda, assim como da prestação dos dois grupos de forcados em praça, que perante a apresentação dos hastados não se intimidaram e brindaram o público presente com emotivas pegas de caras." in toureio.com por Herlander Coutinho
José Manuel Duarte abriu praça com uma boa lide ao toiro mais pesado da corrida, em que cravou três ferros compridos e cinco curtos de boa nota; na sua segunda andou de forma mais irregular numa lide que não rompeu.
O primeiro de Sónia Matias cedo se enquerençou no centro da arena; trabalho redobrado para a cavaleira que mesmo assim não se fez rogada e deixou ferros de qualidade, e como resultado uma boa lide em consonância com as características do toiro. No seu segundo Sónia vem disposta ao triunfo mas o encastado “Pereda” dificulta-lhe um pouco o labor imprimindo-lhe um forte toque na montada, mesmo assim a cavaleira não se intimidou e rubricou bons ferros terminando com um correcto violino.
Alda Maria é uma cavaleira praticante e menos rodada, apenas lhe coube a lide de um toiro e a cavaleira não quis perder a oportunidade de deixar boa impressão perante o público de Arronches, e assim foi; com uma lide desenvolta e com laivos de faena campera (no bom sentido) dobrando-se de forma continuada e ajustada na cara do seu oponente deixa ferros de forma bastante acertada e emotiva com o toiro sempre a apertar. De referir como curiosidade que a cavaleira desenvolveu toda a sua lide sempre na mesma montada.
Emotivas e rijas pegas pelos forcados da casa e pelos da Póvoa de São Miguel; com a decisão da rapaziada, a nobreza dos toiros e um bocadinho de sorte á mistura, a coisa resolveu-se:
Por Arronches, Fábio Mileu á primeira tentativa com uma grande pega, com os ajudas a tardarem mas o forcado a aguentar fortes derrotes, deu duas merecidas voltas o forcado. No seu segundo o grupo de Arronches convidou os da Póvoa para compartilhar a pega e a coisa não resultou, primeiro por falta de coordenação nas ajudas e depois por falta de calma e algum descontrolo, com o toiro sempre a “subir”, três tentativas de Paulo Florentino, dobrado por Luís Faustino que consumou agarrando o toiro também a terceira tentativa, depois de escutar três avisos do Sr. Director Pedro Reinhart. Pegou também Manuel Cardoso á segunda tentativa, pois na primeira o toiro passa-lhe ao lado.
Pelos da Póvoa duas rijas pegas, primeiro por Dário Silva á primeira tentativa, e depois por Pedro Pontes que na primeira tentativa cai na cara do toiro ao recuar, resolve na segunda com uma grande pega.
O público compareceu com mais de meia casa, e, perante a inusitada logística desta castiça praça (que não possui trincheira) bom trabalho da equipa de praça (embolador e ferragem) do Elvense Diamantino Barriga.
Notas positivas para esta corrida: a excelente apresentação dos toiros Espanhóis de D José Luís Pereda, assim como da prestação dos dois grupos de forcados em praça, que perante a apresentação dos hastados não se intimidaram e brindaram o público presente com emotivas pegas de caras." in toureio.com por Herlander Coutinho
Subscrever:
Mensagens (Atom)

