quarta-feira, 19 de março de 2008

FESTA DO FORCADO EM ÉVORA

Foto gentilmente cedida por Florindo Piteira


A Festa do Forcado na Arena d´Évora, nasce com a intenção homenagear o Forcado. Tradição única e o grande baluarte da corrida à portuguesa, numa praça emblemática para todos aqueles que ergueram uma Jaqueta de Ramagens.
Sorte Gaiola, Casa da Guarda, Pega de Costas e Pega na Cadeira sortes antigas praticadas até meados do séc. XX vão ser revividas.
Também a pega de Cernelha vai ser um dos destaques neste dia especial. É o transportar da lida do gado manso para a praça. No campo perante um animal que não investe e não humilha mas que, não deixa de derrotar, a pega de cernelha tornou-se na maneira mais lógica de agarrar o gado.
A realização do Torneio “Pegas de Cernelha” conta com a participação da maioria dos Grupos de Forcados Amadores, por eliminatórias 28 Grupos de Forcados vão-se enfrentar em regime de torneio perante uma manada de Mertolengas. 2 Parelhas entram em praça, mas só uma passará à eliminatória seguinte…
…até à grande Final!
14h00 Entrada Gratuita à Tarde
Programa
1) Reviver “Sortes Antigas”
Sorte GaiolaCasa da GuardaPega de CostasPega na Cadeira
A serem realizadas pelos Grupos de Forcados Amadores de:
Aposento do Barrete Verde de Alcochete (em representação da Estremadura)Coruche (em representação do Ribatejo)São Manços (em representação do Alentejo)
2) Torneio “Pegas de Cernelha”
28 Grupos de Forcados disputam por eliminatórias o prémio para a melhor Parelha
Por ordem alfabética, os Grupos de Forcados Amadores são:


Académicos de Elvas

Alcochete

Alter do Chão
Amareleja


Aposento Barrete Verde de Alcochete

Aposento da Chamusca

Aposento da Moita

Azambuja

Caldas daRainha

Cascais

Coruche

Évora

Lisboa

Moita

Monsaraz

Montemor

Montijo

Moura

Portalegre

Póvoa de São Miguel

Safara

Salvaterra

Santarém

São Manços

Tertúlia Tauromáquica do Montijo

Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Tomar

Vila Franca

Júri:
António José Zuzarte


João Pedro Bolota

Joaquim Pedro Torres
Luís Cebola


Rui Cabral

Prémios Terra Brava:
750,00 – 1º Lugar


250,00 – 2º Lugar


3) Forcados do Futuro
Os mais novos mostram que esta tradição única em Portugal, está para continuar.



4) Com a participação especial dos “Commedia a La Carte”
http://www.commediaalacarte.com/


5) 21h30 Corrida de Toiros
Bilhetes desde 15,00€
João Salgueiro
Vítor Ribeiro
Manuel Lupi
Forcados de Montemor e Évora
6 Toiros - Manuel Coimbra



6) Festa "OLÀ FORCADO"
No recinto do Iroma





Fonte: Tauromania

14 comentários:

Anónimo disse...

A festa foi linda e os nossos Forcados estiveram à altura deste evento, demonstrando, mais uma vez, que o grupo da Póvoa tem Grandes e Bons elementos e está preparado para a nova temporada e para os desafios que lhe forem propostos. Sorte para todos!

Anónimo disse...

Parabens pela vossa prestação na festa do forcado... mas não me lembro de os ter lá visto....passaram alguma eliminatória? pegaram alguma coisa?

Rui Gato disse...

Por acaso passámos a primeira eliminatória, e nos oitavos de final voltámos a cernelhar...
Ao contrário de alguns Grupos que ficaram isentos da primeira eliminatória ou que nem sequer uma cernelha conseguiram fazer!!!
Para a próxima abra os olhos...

Anónimo disse...

Se é que lá esteve... a sua vida deve ser um tédio, dar-se ao trabalho de visitar um blog de um grupo, que pelos vistos nem sequer aprecia, deve ser uma tortura...
Os Homens e as Mulheres dão a cara, os cobardes escondem-se, por vezes até, atrás de um simples "anónimo". Cresça e apareça...

Anónimo disse...

eu não disse que nao tinham passado nenhuma eliminatoria nem que nao tinham pegado, apenas referi que não me recordava. como o senhor sabe eram bastantes grupos. Mais uma vez os meus parabens, tiveram uma passagem meritória pela arena de èvora. Só por curiosidade, para si qual foi o grupo que mais se destacou nas cernelhas?

Rui Gato disse...

Sem dúvida o Grupo de Alter...mereceu ganhar!

Anónimo disse...

Tb concordo, embora tenha ficado surpreendido com as prestações do grupo de monsaraz, o grupo de portalegre merecia ter passado a eliminatoria contra o grupo de santarem e gostei muito tambem dos forcados de montemor com dois putos novos que pareceu-me que ainda vão dar cartas. Não me leve a mal as minhas brincadeiras gosto de apertar um bocadinho de vez enquando.....

Anónimo disse...

Tb concordo, embora tenha ficado surpreendido com as prestações do grupo de monsaraz, o grupo de portalegre merecia ter passado a eliminatoria contra o grupo de santarem e gostei muito tambem dos forcados de montemor com dois putos novos que pareceu-me que ainda vão dar cartas. Não me leve a mal as minhas brincadeiras gosto de apertar um bocadinho de vez enquando.....

Anónimo disse...

acredito q lhe tenha falhado a visao pois na primeira eliminatoria fomos o grupo mais rapido.... e bem ja se sabe estas coisas de alcansar rapido a nivel visual e mental n é para todas as pessoas. pessoas essas que n referimos os nomes por n os afectar ainda mais n suas deprecoes mentais dai q os denominamos por anonimois..... o dia que quiser vanha dai e vamos por-nos a cernelhar os dois a ver se lhe ensino algo se n for de toiros pois tb sei pouco pode ser que aprenda algo sobre a palavra humildade. triste....

carlos mestre disse...

falas sempre em anónimo porquê deves ser grande palhaço.........

Anónimo disse...

Cernelha voce que eu vou ao rabo.
Já que se diz tão inteligente, eu vou-lhe tentar ensinar umas coisas, uma vez que segundo o senhor não tenho humildade.
Então é assim; "alcansar", escreve-se alcançar. "deprecoes" deve escrever-se depressões e por ultimo a melhor, "vanha" deve escrever-se venha...pela sua ignorância e pelo GFAPSM "vanha" vinho...triste sem dúvida...assim me despeço boa sorte para a época que vem espero que possam "alcansar" muitos triunfos

Anónimo disse...

Para o ''Sr Anónimo'' que no meu ver não é grande aficionado, mas sim substituto do novo dicionário de Português que só aqui vem dar opiniões ''anonimas'' sem dar o nome e ver as falhas ortográficas que os amigos do grupo aqui escrevem, tenha um pingo de vergonha e não fale mal de quem veste a jaqueta de ramagens pois eles merecem todo o nosso respeito, estive em Évora e eles portaram-se muito bem, ao Grupo da Póvoa, força para continuarem pois também lá tenho um elemento do meu coração. Quanto ao ''Sr Anónimo'' se falhei no meu Português peço desculpa, pois não foi minha intensão o fazer.....

Anónimo disse...

Eu sei que a sua "intensão" não era faze-lo, assim como a minha intenção é apenas debater alguns assuntos do nosso grupo. No entanto já reparei que são muitos avessos às críticas ou reparos.
Assim, vou continuar na hipocrisia de relatar os acontecimentos relevantes do nosso grupo, com sarcasmo e ironia.

Anónimo disse...

Nós somos "muitos" avessos ou muito avessos?... Nosso grupo? Acho que "pais" que batem nos filhos sem dizer a razão ou sem que os façam entender a razão, dispensam-se.
Debater assuntos? Outra coisa que me parece não ser o seu forte... Debater é uma troca de opiniões frontal (não com cobardia)... mais uma vez não preenche os critérios requisitados nem tão pouco consegue atingir o objectivo a que se propõe... Agradecemos críticas construtivas e não "bocas" atiradas para o ar com o intuito de tentar incomodar. Dizemos-lhe novamente ESTE ESPAÇO NÃO É PARA ISSO. OBRIGADA.