segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Noite dura em Albufeira...



"Noite dura para os forcados em Albufeira


Crónica - Autor: Jorge Sampaio - 22/09/08 - 00h:00m


Excelente moldura para um espectáculo de Variedades Taurinas, na Monumental Algarvia, mais de um quarto de casa para ver três promessas do toureio a cavalo, Tiago Cantante, Tiago Lucas e Alda Maria, frente a três novilhos de Fernando Santos “Herdade das Sesmarias” de jogo regular.

Começamos a crónica deste festejo para lhe falar-mos da noite dura e difícil que tiveram os Forcados da Povoa de S. Miguel, comandados por Reinaldo Fialho, já temos escrito, que vir pegar novilhos a Albufeira não é pêra doce e que o digam os moços da Povoa, estes “Fernando Santos”, são autênticos comboios quando investem e levam tudo e todos e, se não forem pegados à primeira a coisa complica-se, nesta sexta-feira os pupilos de Reinaldo Fialho tinham pela frente três novilhos que sem derrotarem entravam pelo grupo com grande força e sentido. Foram solistas para o primeiro novilho Ruben Mestre que já a cesgo conseguiu pegar ao 4º intento, no segundo da noite após sete tentativas e de muitas baixas, com quatro forcados a serem encaminhados para o hospital, o novilho voltou “inteiro” para os curros, para o ultimo e num gesto de grande valentia apenas com nove forcados em praça e todos ou quase diminuídos, a pega (a cesgo) consumou-se ao primeiro intento por Ruben Marques.

Na lide a cavalo, abriu Tiago Cantante imprimindo alguma velocidade a mais nos compridos, mudando de montada para com mais temple deixar a ferragem da ordem, rematando a lide com um violino.

Tiago Lucas em sortes frontais deixou três compridos, ficando um, um pouco descaído, nas bandarilhas esteve regular com cites vistosos onde destacamos os dois últimos ferros em sorte frontal com ligeira batida.

Após um curto intervalo e, com muita movimentação junto da enfermaria, com forcados a serem assistidos pelos bombeiros e equipa médica, ali mesmo junto ao pátio de quadrilhas, entrou em praça Alda Maria que esteve regular nos compridos, deixando depois a ferragem curta com cites vistosos e reuniões cingidas, com destaque para a ultima bandarilha, ainda de realçar o gesto toureiro e “Bonito” de Alda Maria que depois de dar a volta a arena com o forcado Ruben Marques, chamou os restantes elementos do grupo para darem merecida volta numa noite marcada pelo azar. Olé Toureira.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Joaquim Gonçalves."


in Toureio.com

10 comentários:

Anónimo disse...

nâo se deixem martirizar, sejam realistas e assumam que de facto o GFAP, não mostrou todo o seu valor. Auqle novilho no ano passado nunca iria vivo para dentro. E enquanto lá tivermos 8 temos de ir aos toiros... vamos reflectir para correr melhor aqui na Póvoa. Um abraço de força

Anónimo disse...

Nem tudo é um mar de rosas como devem calcular, sabem que tudo o que e demais tem as suas consequencias, e foi o que aconteceu...enfim nao desmoreçam so foi mais um VIVO....força rapaziada

Anónimo disse...

COLEGAS apesar de termos tido uma noite menos boa em albufeira,não é isso que nos vai mandar abaixo,até porque temos demonstrado que somos um grande grupo!!!!sábado e domingo temos mais toiros para pegar com a mesma coragem,vontade e determinação que temos vindo a mostrar!!moral sempre em cima PESSOAL!! VENHA VINHO

Anónimo disse...

Palavras bem ditas amigo Gatinho á que ter vontade,coragem,animação e acima de tudo VALENTIA. Um abraço a todos e venha vinho no SÃO MIGUEL. BOA SORTE....

Anónimo disse...

Queria já pedir a todos os elementos do grupo e em especial ao nosso cabo as minhas descupas por estar ausente do grupo, mas gostaria que compriendessem a minha profissao, quando temos corridas por azar estou sempre de serviço na tropa, e nunca consigo trocar de serviço... Acho que mostrei tudo o que sabia nos treinos, e estou ca para tudo, espero que compriendam que a minha profissao nao é facil... Tenho muito orgulho quando tenho essa nossa linda jaqueta em meu corpo, porque ainda tenho sague da povoa, e é com esse mesmo orgulho que vou olhar em frente com os olhos postos nessa jaqueta.
Um abraço e ate dia 27

Anónimo disse...

Umas rápidas melhoras aos forcados que se lesionaram na corrida de toiros em
Albufeira.
Muita força e valentia aos "guerreiros" do grupo de forcados amadores da Póvoa
de São Miguel.
António Gomes
Baião

Anónimo disse...

só não percebi porque foram dar volta à praça depois daquela pobre actuação....mas enfim...sinceramente pensava que tinham mais brio. Deixo daqui tambem um beijinho de melhoras aos forcados lesionados.

Anónimo disse...

FORÇA AI RAPAZIADA DO GFAPSM,TODOS OS GRUPOS TEM ALTOS E BAIXOS E SO OS GRANDES GRUPOS É QUE SUPEROM OS BAIXOS.ABRAÇOS DO VOSSO AMIGO JÚLIO CARVALHO.

Anónimo disse...

Para o amigo palhaço, lá tou eu a chamar-te pelo nome. Ó amigo anónimo, tem cuidado à noite quando saíres à rua pq anda ai um bicho preto q tem a cabeça como a tua. E depois vêm os campinos e os forcados bem, resumindo, farás parte de um cartel mas ficaras para sobrero porque nem para saíres em praça como toiro tens qualidade.

Anónimo disse...

Cantas bem mas n me alegras. O amigo deve ser grande forcado ai nos cafés da sua terra, pois parece-me que é daqueles papagaios que n se pode ter ao lado no cafe com tanto toiro que lá pega e depois uma gajo nem pode beber uma mini descansado pq é só sangue e toiros e pernas partidas e cicatrizes que ao fim de 5 minutos a ouvir-te parece q acabámos de ver um filme do rambo. bem era só para te explicar q o unico q aqui tem vindo armar-se em esperto tens sido tu devido a uma frustração qualquer que deves ter na vida porque se bem noto aqui vêm os amigos e elementos do grupo tentar com algumas palavras animar e motivar os outros assim como dar os parabéns e n falar mal, pq todos nós falhamos e se tu n falhas pois os meus parabéns, bem no cafe ninguem falha o que pode falhar é se tiveres lá mt tempo a falar e ninguém acreditar em ti aí sim falhaste. E mais uma vez o teu triunfo foi saires como o palhaço que fez rir os outros. Era só para te dizer q tal como muitas vezes q dizes que és da terra e q estás ai com lerias eu n sou dai e faço imensos km para tentar n falhar, o que nem sempre é fácil. Mas qd estou ai dou o q tenho e por vezes o q n tenho pelo grupo por isso n admito que venhas para aqui insultar ninguem pq és um palhaço e n passas disso e se tiveres algum problema com o que escrevi está ai o meu nome para saberes quem sou. venha vinho pq assim como chapéus há mts palhaços também e temos de os deixar ter lugar onde falarem se n eles ainda se matam com o desgosto das suas frustrações.