sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Crónica da Corrida de Baião e outras coisas mais...

Nesta "pequena" digressão que nos levou a actuar em Santana da Serra dia 22 á noite e em Baião pelas 17h00, veio ao de cima o espirito de grupo e a amizade que nos une para que tudo decorresse da melhor maneira...
Terminada a actuação em Santana da Serra onde estreámos dois elementos mais jovens a pegar de caras (Valter Rijo e Rui Rodrigues) e se confirmou a boa forma do Ruben, apenas houve tempo para o duchezinho da ordem e umas belas bifanas na barraca da Comissão de Festas, pois a rapaziada teve que seguir para a Póvoa de São Miguel onde às 6h30 da manhã os esperava o transporte da CM de Moura para seguirem para Baião.
Noutra direcção partiu o carro da nossa "Madrinha", em que ia o nosso Cabo "Gina", o Russo, eu e o dono da viatura que não deixou ninguém conduzir até Baião (brinquedo novo já se sabe como é...), pois tinhamos que estar lá para o sorteio dos toiros ao meio dia e para coordenar a estadia e o fardamento da rapaziada com os Bombeiros de Baião, foi em ambiente de ansiedade e boa disposição que partimos para uma viagem de 570Km...
Na primeira estação de serviço em que parámos para mudar a "água aos peixes" encontrámos dois moços do Grupo de Cascais que tiveram a gentileza de nos oferecer os cafés ao saberem que iamos para tão longe, assim se criam amizades...Seguimos caminho depois de uma breve despedida, e lá fomos nós por essa auto estrada fora, entre cigarros, histórias de outras corridas e algumas mentiras e uma discussão por causa do volume do rádio, até que parámos na Mealhada onde o meu apetite por leitão nos fez parar para comer uma sandocha e beber uma Sagres fresquinha, qual não é o nosso espanto quando nos deparamos com o preçário em que a famigerada sandes de bacorito valia 5,95€...grande roubalheira!Daí a expressão "vai roubar para a estrada"...Depois de discutirmos o preço com o empregado, lá nos ficámos por uma sandes para os 4 e uma bejeca fresquinha,contingências da crise do nosso País...
E lá seguimos nós auto estrada fora, desta vez sem mais paragens até Baião(na passagem pelo Porto ouve quem quisesse ir ver o Estádio do Dragão para deixar uma lembrança ao Pinto da Costa), ao chegarmos a Baião cerca das 7h00 da matina qual não é o nosso espanto quando verificamos que os habitantes da Vila já andavam a preparar a feira e a mostra de Gado Arouquês que iria decorrer nesse dia, após mais um cafézinho fomos passear e encontramos um amigo (Nuno) que viria a ser o nosso guia, arranjando-nos local para descansar um bocadinho até à hora do sorteio, quem nos deu guarida foi o Tio Oliveira e a Tia Cândida que na sua residencial improvisada nos arranjaram um quarto e um colchão no chão onde descansámos os ossos por um bom bocado, eu e o Gina às 10h30 já estávamos levantados e fomos tomar o pequeno almoço e em seguida fomos até á Praça de Toiros onde começavam a chegar os bandarilheiros e onde já estavam os Toiros da Casa Prudêncio, feito o sorteio fomos até casa onde o Russo e o Chico já se encontravam a degustar o belo do presunto e tomar umas canecas de vinho com o Tio Oliveira e a sua familia...entretanto chegou o resto do Grupo que quando chegaram vinham mais mortos que vivos pois a viagem tinha ido ao pêlo!
Fomos tratar dos estômagos e tentar relaxar um pouco antes da Corrida, juntamente com a rapaziada do ABV de Alcochete, onde tive o prazer de estar com o Ninan e o Barrigana recordando histórias de há mais de 10 anos atrás...
E foi assim que seguimos para o fardamento nos BV de Baião e daí até á Praça de Toiros, onde nos esperava uma praça completamente cheia e um público muito sui generis...
Os toiros oscilavam os seus pesos entre os 535 e os 430 Kg, tendo calhado em sorte ao nosso Grupo os nºs 312, 317 e 298 com os pesos respectivos de 430,455 e 475 Kg...Para o primeiro toiro o nosso Cabo escolheu o Arménio que se encontra num momento de forma espectacular, tendo citado e mandado no toiro, pegando á córnea numa pega vistosa, para o segundo foi o Fábio Guerreiro "Misérias" que não recebeu bem o toiro tendo levado uma cornada na cara que o deixou lesionado, para a dobra ofereci-me eu e o Gina deu me o toiro tendo executado uma pega tecnicamente perfeita num toiro com muita pata, para o último toiro foi o Tiago que esteve bem a mandar no toiro e a recuar tendo sido muito bem ajudado pelo Carlos Arvelos "Bonga" que fracturou o nariz e o sobrolho nesse grande ajuda...De salientar todas as ajudas sem excepção que estão muito coesas e em forma!
De registar que no nosso 2º toiro, faleceu o cavalo "Benfica" da Cavaleira Sónia Matias após sofrer um súbito ataque cardíaco do qual viria a resultar a sua morte na arena, tendo a sua amazona que ser transportada para o Hospital pois a montada caiu-lhe em cima e onde se chegou a prever um desfecho pior para Sónia Matias, graças a Deus foram apenas alguns hematomas e escoriações leves...Ao "Benfica, cavalo toureiro, morreu onde mais gostava de estar...na Arena!!!
E assim foi, após uma grande jantarada na Flor de Baião em que o prato principal foi o Anho Assado no Forno acompanhado de um bom verde tinto da região, após os discursos e os penaltys , a rapaziada regressou para a Póvoa de São Miguel em mais uma longa viagem até casa...Por lá ficámos alguns, passando uma excelente noite na companhia das gentes de Baião!!!
Obrigado a todos quantos nos acompanharam e ás gentes de Baião, em especial aos Bombeiros Voluntários de Baião, ao Nuno, ao Tio Oliveira e á Tia Cândida!!!

19 comentários:

Anónimo disse...

se o autocaro partiu para Baião, e o carro onde seguia o cabo para outra..... para que corida é que foi o cabo? além de não pegar também já vai na direção oposta ao grupo?

Anónimo disse...

o Rui Gato é muito humilde...diz que só fez uma pega tecnicamente perfeita...a um toiro (455klgs)..de qualquer das maneiras parabens pela valentia de te ofereceres para dobrar um colega

Rui Gato disse...

As fotografias não mentem caro anónimo...Obrigado pelo elogio, mas não me considero mais ou menos valente pelo facto de dobrar um colega!

Um abraço

Apareça na Aldeia da Luz dia 6...

Anónimo disse...

Parabéns ao grupo pela excelente exibição em Baião! A 2ª pega permitiu ver a coesão do grupo na prontidão com que pegaram no barrete para dobrar o Misérias... E, claro, gostei de ver a alegria que a gente do alentejo mantém em visita pelo Norte de Portugal, mesmo tão cansados e tão longe de casa ;) Um bem haja ao grupo!

Anónimo disse...

esses meninos anonimos devem ter muita dor no cotovelo....felismente temos grupo p pegar TOIROS e o resultado está a vista e é proximo dia 6 na LUZ força e boa sorte.

Anónimo disse...

Muita força e valentia e acima de tudo boa disposição no proximo dia 6. Boa sorte ao grupo e a todos os acompanhantes são só 4 TOIROS um bem haja e venha vinho....

Anónimo disse...

"felismente", ainda sou menino e posso aprender a escrever....felizmente..

Anónimo disse...

como é que alguém fractura o sobrolho? essa é uma lesão nova, da qual nunca tinha ouvido falar... ainda bem que sou menino...estou sempre a aprender..

Anónimo disse...

As pegas na luz foram brilhantes o grupo da povoa é o melhor sem duvida tem os melhores forcados de smpre :) eu tive na tourada porque sou da luz :) e foi lindo as pegas principamente a do Arménio Reis :)
Continuem assim, de uma rapariga que vos admira muito !

Rui Gato disse...

Se é menino,já é tempo de tirar as fraldas e deixar de fazer queixinhas...Obviamente que não fracturou o sobrolho, fez fractura craneana na zona do sobrolho!!!
Trate-se porque deve ter recalcamentos infantis...

Anónimo disse...

...vamos lá mais uma vez responder a essa criatura que se julga o "supra sumo dos inteligentes", que continuo sem perceber porque se dá ao trabalho de nos visitar!?!
se quer entrar por aí, então as fracturas sofridas pelo nosso amigo Bonga, não foram, nem mais nem menos graves pelo facto de o Gato as ter denominado daquela forma mas o "sr." só disse que não conhecia essas # mas também não acrescentou nada de novo para melhor esclarecer os visitantes, já que acha que a informação fornecida foi incorrecta. Então cá vai: as # sofridas pelo Bonga foram - na arcada supra ciliar ou supra orbital esqª do frontal e ainda dos ossos próprios do nariz, além de várias escoriações na hemiface esqª, na região inferior do pavilhão auricular esqº e na região esqª da mandíbula + hematoma da região dos gémeos da perna dtª (que ainda está a tratar).

Anónimo disse...

É que nós se quisermos também temos palavras para corrigir ao(s) digníssimo(s) anónimo(s)- "corida" presumo que seja corrida; a abreviatura de quilogramas é Kgs e não "Klgs" também vai dizer agora que foi uma falha no teclado e o erro do "felismente" do Russo um "grave" erro ortográfico?!?

Anónimo disse...

hahahaha, parto-me a rir quando vejo estes comentários.A Srª Sandra Albino é a maior, consegue ser professora de português, médica, psicóloga...enfim uma pessoa multifacetada que ainda arranja tempo para me vir elucidar sobre aspectos, que confesso me interesaram bastante. Já agora, essa lesão dos gémeos deve ser grave... E só mais uma coisa; fiquei impressionado com a vossa capacidade...... coitadinhos a pegar tão cansados no norte de Portugal, tão longe de casa....se não fossem as canecas de vinho e as cervejas, como é que tinham alento para ir aos toiros? se tivessem de ir pegar a França ou a Valência, chegavam lá recusavam-se porque estavam muito longe de casa. ai ai ai ...e o menimo sou eu..

Anónimo disse...

"interesaram"?? Pois se não interessaram porque continua a vir cá?! Finalmente numa coisa somos bons: temos uma prof. de português, médica e psicóloga... pelo menos andamos bem acompanhados... Estamos a ver que o sr. é muito viajado, é o que se chama um internacional... mas por acaso ninguém se queixou, fez-se um comentário para os interessados... só que aparece aqui um frustrado e depois é o que se vê... (ou melhor: lê...)

Anónimo disse...

n tu es o palhaço...... ass. Tiago Costa Pereira.

Anónimo disse...

sr anónimo diz isso porquê?qualquer grupo se sente cansado por ir pegar longe da sua terra inda por cima quando tiveram uma corrida no dia antes! ou vem-me dizer que o grupo da sua terra ou o grupo em que pega não se sente cansado?????? pois secalhar não sabe o que é isso porque não fazem corridas seguidas!!!!!

Anónimo disse...

Ainda por cima tem mau perder... coitadinho... deve ser simpatizante ou participante de algum grupo que não tem blog e então vem aqui largar as suas baboseiras e frustrações. Mais uma vez se viu que só sabe fazer críticas destrutivas que é apanágio dos ignorantes e pobres de espírito.

Anónimo disse...

há ja uns dias que aqui não vinha e hoje arranjei um bocadinho de tempo e vim ler-vos.eu vou ficar anonima mas talves eu vos diga pessoalmente quem sou "quem sabe", se pensarem um pouco o vão saber.quem escreve a mandar estas piadas é como diz o luis gato,se vocês não se cansam por fazer 2h de viagem pegarem 3 touros as 22h, voltarem para casa mais 2h, chegarem por vola das 3h da manhã, partirem as 6h30m para uma viagem de 500km, pegarem 3 touros as 5h da tarde, comerem e beberem e voltar a casa no mesmo dia mais 500km, é porque não sabem o que isso é não toureiam nada e muito menos seguidas com 600km entre uma e outra corrida, VIVA O GRANDE GRUPO DE FORCADOS NA POVOA. estarei sempre por perto e sem vocês saberem ao vosso lado. SORTE. volto a vervos na corrida da "nossa" terra. anonima.

Anónimo disse...

ó Rui, estive a ver as fotos fotos de Baião. Tinhas estado tecnicamente perfeito se não tivesses metido um joelho não é? Abraço